top of page

Resultados e Conclusões - Parte 1

 

Caso 1 - Sistemas de Autoconsumo

 

Após o estudo do autoconsumo, concluiu-se que este pode trazer vantagens e desvantagens para a operação de redes. A principal vantagem é que o consumo de energia da rede diminui (fig. 6), diminuindo o fluxo de energia nas linhas e assim as perdas (fig. 5), evitando (ou atrasando) a necessidade de reforçar a rede. Também em redes com a tensão muito baixa, a produção para autoconsumo ou injetada na rede faz subir o valor desta. No entanto, caso a energia injetada na rede seja elevada, a tensão pode subir para valores que ultrapassem os limites permitidos (fig. 1). Outra conclusão importante deste estudo é que a direção do fluxo de potências pode ser invertida, chegando mesmo a ser injetada potência na rede de distribuição MT a partir da rede de BT (fig.6).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 1 - Tensão barramento 30 (p.u.)

 

Caso 2 e 2a - Sistemas de Autoconsumo com Armazenamento

 

Em relação aos sistemas de armazenamento integrados com sistemas de autoconsumo, também se concluiu que podem trazer vantagens para a operação dos sistemas. Com os sistemas de armazenamento, neste caso geridos pelos consumidores, a energia dos excedentes de produção pode ser armazenada e consumida noutras horas, aumentando a eficiência da produção para autoconsumo e diminuindo as perdas, a potência injetada na rede e o consumo de energia da rede (fig. 6). Outra vantagem é o controlo da tensão, permitindo mitigar os efeitos da elevada produção ou do elevado consumo na tensão. Como foi visto para o Caso 2 e o Caso 2a, se a energia armazenada for suficiente para satisfazer a carga nas horas em que não há produção e se o sistema tiver capacidade para armazenar os excedentes de produção, a tensão pode praticamente estabilizar ao longo das 24h (fig. 2 e 3).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 2 - Tensão barramento 30 caso 2 (p.u.)                   Figura 3 - Tensão barramento 30 caso 2a (p.u.)

 

 

Caso 3 - UPP

 

Em relação ao caso em que ocorre um grande aumento de produção, como a instalação de uma UPP, vários problemas podem ser trazidos para a rede. Alguns desses problemas são os elevados valores que a tensão pode tomar, não só no barramento onde foi instalada a UPP, mas também nos barramentos próximos deste, devido a uma grande injeção de potência (fig. 4). Para além disso, pode dar-se uma inversão de fluxos de potência, passando a haver injeção na rede de MT a partir da rede de BT (fig. 6).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 4 - Tensão barramento 15 caso 3 (p.u.)

 

 

Perdas (kW)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 5 - Perdas Totais dos vários casos

 

 

Outros Dados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 6 - Dados dos vários casos

 

 

 

bottom of page